A definição do conceito de arte tem variado de acordo com o contexto histórico/cultural mudando conforme as necessidades de cada civilização, podendo separar ou não da arte rupestre, como é entendida hoje, do artesanato, da ciência, da religião e da técnica no sentido tecnológico.De acordo com os filósofos da época é possível definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão etc. Aristóteles definiu a arte como a imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a veem como a exacerbação da condição atípica inerente a realidade. Já Kant considera que a arte é uma manifestação que produz uma "satisfação desinteressada".
CULTURA
Entende-se cultura por um conjunto de crenças, costumes ou atividades de um grupo social. Segundo Giddes (2005), cultura de uma sociedade compreende tantos aspectos intangíveis: as crenças, os valores que formam o conteúdo da cultura, como também aspectos tangíveis: os objetos, os símbolos, as tecnologias que representam esse conteúdo. Desse modo podemos concluir que cultura é a soma das ideias, práticas e dos objetivos materiais compartilhados que as pessoas usam para se adaptar aos ambientes.Quando refletimos sobre esse tema, gostamos muito de fazer uma analogia com a digital dos dedos de uma pessoa que não é igual à de outra pessoa. Identidade é aquilo que nos dá sentidos individual ou coletivo, é a fonte de significados e experiências de um povo. É o conjunto das características próprias e exclusivas de um indivíduo ou de um coletivo.Quando nos referimos à identidade cultural, nos referimos ao sentimento de pertencimento a uma cultura nacional, ou seja, aquela cultura em que nascemos e que absorvemos ao longo de nossas vidas.
FILOSOFIA
A filosofia é um ramo do conhecimento que se caracteriza pelo conteúdo ou temas que aborda pelo forma como trata tais temos e pela junção que exerce na cultura.É um estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que sentimos, pensamos e agimos: mente, matéria, razão, demonstração, verdade, etc.A filosofia como saber prático vem influenciando nossas vidas desde a Grécia antiga. Nossa forma de pensar e questionar tudo ao nosso redor, esse legado devemos agradecer aos filósofos gregos que nunca se conformado com a estrutura que existente como se fossem as únicas possíveis.De acordo com Platão filosofia é e sempre será a busca de um saber e não meramente um certo saber que se condensa numa doutrina fixa e imutável. Sendo assim, é possível falar de uma Filosofia da linguagem em Platão, ainda que se trate de saber, neste autor, como foram criados os nomes.
Bem legaal!!
ResponderExcluirmuito interessante
ResponderExcluir