Conclusão


    Segundo Aranha (2003), filosofia é o pensar reflexivo do homem sobre o seu cotidiano, ou seja, o homem utiliza a filosofia para compreender seus atos e seus pensamentos, não se tratando apenas de qualquer reflexão, mas a reflexão sobre o próprio pensar; pensar aquilo que já foi pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece.

    Baseado na importância que a filosofia tem nas nossas vidas, no nosso cotidiano e, principalmente na formação da cidadania, este trabalho mostra que a filosofia está diretamente ligada aos assuntos abordados no corpo deste: arte, cultura, filosofia, reflexão filosófica e conhecimento humano.

    Sendo assim, existe uma criação coletiva de ideias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma: o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, o puro e o impuro, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo, entre outros. A Cultura se manifesta como vida social, como criação das obras de pensamento e de arte, como vida religiosa e vida política, com o modo de relacionar-se com os mais velhos e os mais jovens.

    Também se têm o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. Não somos apenas seres pensantes, mais sim, seres que se relacionam com pessoas diferentes, ou seja, temos que agir de forma diferente. Fazemos sempre perguntas, como: “Por quê?!”, “O quê?!”, “Para quê?!”, para assim buscar conhecimentos mais lógicos, buscar outras respostas, tentar alcançar uma visão critica de si mesmo.

    Através da filosofia passamos a adquirir conhecimentos, para evitarmos erros apenas com um simples pensamento, a filosofia nos ensina como pensar e a partir daí, todos desenvolvem os conhecimentos culturais, seja através da arte, fazendo com que a nossa sensibilidade promova uma visão sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro.



REFERÊNCIAS

ARANHA, M. L. e MARTINS, M. H. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.






Um comentário:

Página inicial